segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jean Sibelius - Sinfonias Nrs. 5 e 7

Tenho uma admiração toda especial pela obra de Sibelius. Suas 7 sinfonias são grandiosas. Tenho uma satisfação enorme com a sinfonia no. 2 de caráter nacionalista. Há muitas opiniões acerca de suas sinfonias. Alguns gostam da 3; outros da 4; outros ainda, da 5 ou 7. Sua obra orquestral é sólida. O que me atrai a Sibelius é que suas peças nos deixa em suspenso. É uma espécie de música rarefeita, mas cheia de luminosidade e de tons melifluamente melancólicos. Todas as vezes que escuto as sinfonias de Sibelius eu tenho um transe emotivo. Outro dia estava ouvindo a Sinfonia No.3 e acabei sendo elevado. Quando ouço Sibelius me vem à mente paisagens alpinas com tinturas lúgubres e misteriosas. Talvez o grande Sibelius enquanto escrevesse suas composições olhasse pela janela e visse ao longe paisagens como as da Terra Média de Tolkien. Há mitologia em sua música. Deve ser este intervalo, esse mistério, essa propriedade que me prende a Sibelius. As duas peças que temos aqui - As sinfonias # 5 e 7 são expressivas. Para muitos a sinfonia no. 7 é a grande sinfonia do compositor finlandês. Resolvi postar este Cd, porque ando sorumbático e silencioso. Nada melhor do que Sibelius para psicologizar as nossas almas. Na condução temos o grande Bernstein à frente da Orquestra Filarmônica de Viena. Simplesmente, um CD imperdível! Boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1957) - Sinfonias Nrs. 5 e 7 

Sinfonia No. 5 in E flat major, op. 82 
1. Tempo Molto Moderato 
2. Allegro Moderato, Presto 
3. Andante Mosso, Quasi Allegretto 
4. Allegro Molto 

Sibelius Symphony #7 In C, Op. 105 
5. Adagio 
6. Un Pochettino Meno Adagio 
7. Poco Rallentando All'Adagio 
8. Allegro Molto Moderato 
9. Vivace 

Wiener Philharmoniker 
Leonard Bernstein, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

Um comentário:

Mônica disse...

A minha favorita: Sinfonia n.5 em Mi Bemol Maior Opus 82 de Jean Sibellius.
Orquesta Sinfônica da Finlândia, regente Juka Saraste.

Parabéns pelo blog!