sábado, 20 de junho de 2009

Rachmaninov - Sinfonia No. 2 em Mi menor, Op. 27

Minha intenção era primeiro, entre as sinfonias de Rach, postar a número 1, que julgo ser a mais encorpada, mais densa. Mas no dia de ontem, resolvi ouvir esta Segunda Sinfonia e gostei do que ouvir. Ouvi-a enquanto estava no metrô, depois caminhando pela rua à noite. A treva fria da sexta-feira candanga, revelava uma multiplicidade de faces. Encontrei todos os tipos, mas estava detido na música de Rach. Em alguns momentos pensei, enquanto retornava para casa depois de ter ido à Universidade de Brasília, isso por volta de meia-noite, que esta sinfonia é um excelente aperitivo para "almas desencarnadas". É uma música vaga, habitada por intervalos propensos a nos elevarem a galáxias leitosas, desconhecidas. É um céu cheio de estrelas miúdas num planeta abandonado. O romantismo tardio de Rachmaninov não me empolga. Deixa-me na verdade com impressão de que caminho por um mundo sem geografia demarcável. Ou seja, é música que impele a um arrebatamento e nos deixa soltos. Atualmente, tenho tentado mudar minha opinião em relação a Rach. Aqui vai esta sinfonia, que ontem me impressionou. Ela foi gravada em 1908. O primeiro movimento é bom, mas possui momentos de extrema "meladeira". O segundo movimento é típico em Rach, mas com demarcações de encorpamento e gradações de um romantismo caduco. O terceiro movimento é lento (um adagio), com passagens que lembram aqueles filmes antigos. No quarto movimento, a Orquestra ressurge com um Allegro-vivace, o que surgere mais energia. Resultado: é uma boa sinfonia, afora os excessos "melados". Uma vez que se retirassem esses excessos, a peça ganharia em robustez. Claro, essas obervações são minhas, um pequeno admirador da música clássica. Ainda surge a Fantasia Sinfônica The Rock ("Rocha") , composta em 1893. Pletnev conduz a Orquestra Nacional Russa. Posso afirmar que trata de um interessante registro. Bom para ser ouvido numa noite fria, de silêncio e solidão enquanto se caminha à noite. Boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Sinfonia # 2 em mi menor, op.27 e A Rocha, Op. 7

Sinfonia No. 2 in E minor, Op. 27
01 Largo - Allegro moderato
02 Allegro molto - Meno mosso - Tempo I
03 Adagio
04 Allegro vivace - Adagio - Tempo precedente

A Rocha, poema sinfônico para orqustra (ou piano, 4 mãos), Op. 7
05 A Rocha, Fantasy Op. 7

Você pode comprar este CD na Amazon

Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

3 comentários:

J. Paulo disse...

Belo trabalho. Começei a procurar esta obra do Rach depois que eu ouvi o programa 'Concertos -do-Meio-Dia', na Rádio Cultura FM, que exibiu esta sinfonia (obviamente com um regente diferente). Eu não sou lá um profundo conhecedor da Música Clássica (normalmente ouço as vertentes mais fortes do Rock [Classic/Hard/Heavy]), mas aos poucos eu decubro melhor o universo da boa música. Obrigado e boa tarde.

Carlinus disse...

Obrigado a você, J. Paulo, pela visita e fique à vontade para fazer comentários ou emitir opiniões!

Saudações musicais!

Nico disse...

Belo trabalho