terça-feira, 25 de agosto de 2009

Robert Schumann (1810-1856) - Obras para piano

Robert Schumann há muito não aparece por aqui. Porque a noite me apresenta motivos essencialmente românticos (não no sentido pejorativo), eu decidi postar estas obras para piano tão doces, serenas e suaves do compositor. Schumann era um grande romântico, uma espécie de poeta que não chegou a escrever versos. A música para ele era a mais sublime forma de expressão que lhe permitia dizer o que os lábios não enunciavam. Schumann era um pintor que apenas criava quadros com a imaginação, é um dos maiores representantes desse período em que os artistas não tiveram o pudor de revelar os seus sentimentos e expuseram-nos. Havia neles uma necessidade de mostrar a intimidade, de explicar porque sofriam, amavam, eram felizes ou desgraçados. O compositor alemão mais do que ninguém foi representante desse "cultismo" romântico. O CD que ora posto é fantástico. Está repleto de peças que servem como um espelho para mostrar em tons bem claros os sentimentos desse momento histórico. Muitas das peças para piano de Schumann revelam o compositor. As Peças de Fantasia, Op. 12 foram escritas em 1838. Na ocasião, o compositor estava apaixonado por Anna Roberta Laidlaw. Esta atração fez com que o compositor dedicasse as oito canções para Anna. Já o Arabesco, Op. 18 é uma peça que abre a produção de 1839, um ano fecundo para o compositor. A outra composição faz parte do ciclo Cenas Infantis, Op. 15 que consta de 43 pequenas peças, das quais apenas se incluem na obra para concertos que têm uma certa envergadura pianística. Como todo bom romântico que se prezasse gostava da natureza, Schumann sentia um enorme prazer ao caminhar pelos bosques. Esta temática constituiu motivos volumosos para que o compositor escrevesse vários lieders com esta sugestão. As Cenas da Floresta, Op. 82 possui uma doce melancolia que a envolve e que enche de pessimismo; parece que vai terminar , impondo-se quando chega ao zênite e vai se extiguindo no crepúsculo. Recomendo a qualquer pessoa interessada em música - todos deveríamos desfrutar da mais bela e mais pura das artes - que ouça Schumann com frequência e para isso comece com suas obras para piano, nas quais deu o melhor de si. Não deixe de ouvir este belo registro de Robert Schumann, o poeta do piano. Boa apreciação! P.S. Se preferir, vá primeiramente aos Devaneios das Cenas Infantis. No filme Dias de Nietzsche em Turim há uma cena belíssima com esta música. Nietzsche fica ao lado do piano enquanto esses devaneios são interpretados. A fisionomia de regozijo e mistério distantes dizem tudo. É uma das cenas mais belas do filme.
Robert Schumann (1810-1856) - Obras para piano Peças de Fantasia, Op. 12 1. À Noitinha 2. Vôo 3. Por que? 4. Caprichos 5. De Noite 6. Fábula 7. Sonhos Turbulentos 8. Fim do Canto Arabesque em Dó Maior, Op. 18 9. Arabesque Cenas Infantis, Op. 15 10. De Povos e Terras Distantes 11. História Curiosa 12. Cabra-Cega 13. Criança Suplicante 14. Felicidade Perfeita 15. Grande Acontecimento 16. Devaneios 17. À Lareira 18. Cavaleiro dos Cavalo-de-Pau 19. Quase sério Demais 20. Meter Medo 21. Criança Dormindo 22. Fala o Poeta Cenas da Floresta, Op. 82 23. Entrada 24. Flores Solitárias 25. Pássaro Profeta 26. Despedida Ronan O'Hora, piano BAIXAR AQUI Por Carlos Antônio M. Albuquerque Have Joy!

3 comentários:

Anônimo disse...

Há tanto tempo eu procurava as cenas da floresta do querido Schumann. Muito obrigada mais uma vez, caro amigo. Que Deus te abençõe e que os Deus da Musica te abençoem também.
Abraços musicais,
Adriane.

Unknown disse...

Que magnífico estudo caro amigo! Parabéns!
Precisamos de pessoas como você que nos faz viver o belo!!!

benny disse...

Could you please re-upload? Thanks