terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ludwig van Beethoven - Sinfonia No. 7 in A maior, Op. 92 e Franz Joseph Haydn - Sinfonia No. 104 in D maior - "Londres"

A maravilhosa Sinfonia no.7 de Beethoven foi iniciada no ano de 1811 e concluída em 1812. Na ocasião, o compositor se encontrava geograficamente na Boêmia à procura de melhores ares a fim de recuperar a saúde. Sua estréia se deu num concerto beneficiente para soldados feridos, em 1813. Talvez esse fato explique por que no dia da estréia da sinfonia, a qual tinha o próprio Beethoven na condução, a peça A Vitória de Wellington também tenha sido apresentada. Para alguns críticos, esta última peça fica aquém do espiríto beethoviano e não havia motivos para trazê-la ao mundo logo no dia em que estreiou a Sétima Sinfonia. Eu particularmente aprecio a peça e penso que ela cabia no programa, já que se tratava de uma solenidade militar. Qualquer dia desses postar-lá-ei por aqui. Mas voltemos à Sétima Sinfonia: Inevitavelmente, a obra tornou-se um grande sucesso. Não obstante Beethoven está numa convalescença, num momento de enfermidade, este fato não fica explicíto na peça, apesar do segundo movimento ser de uma gravidade e de uma reflexão fabulosa. A sinfonia é cheia de um otimismo esvoaçante. A musicalidade celsa parece querer nos arrebatar, nos puxar para atmosferas de alegria. Aparece ainda no CD a Sinfonia No. 104 ("Londres") de Joseph Haydn. Há aqui no blogger uma postagem com Eugene Jochum dessa mesma sinfonia. Aqui temos Karajan na sua típica competência. Boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonia No. 7 in A major, Op. 92

1. Poco sostenuto - Vivace [11:44]
2. Allegretto [8:39]
3. Presto - Assai meno presto [7:42]
4. Allegro con brio [6:43]

Franz Joseph Haydn (1732-1809) - Sinfonia No 104 in D maior - "Londres"

5. Adagio - Allegro [8:45]
6. Andante [8:14]
7. Menuet e trio: Allegro [4:22]
8. Finale: Spiritoso [4:54]

Wiener Philharmoniker
Hebert von Karajan, regente

BAIXAR AQUI


*Se possível, deixe um comentário

7 comentários:

Dirceu Scarparo Vargas disse...

A Filarmônica de Viena também respeitava Karajan,já que era a rival de sua Filarmônica de Berlin.
Grande momemto regente/orquestra.
Um abraço do Dirceu.

Henrique Kovalesky disse...

Precisa restaurar o link. Tentei várias vezes, mas não consegui. Sei que você é receoso quanto ao Karajan Hauhauhauhauhau' Entretanto, eu tenho uma certa admiração pelo regente, amo a interpretação de Die Hebriden do Mendelssohn. Enfim, adoraria baixar este CD.
PS: Ah, acho que Sétima do Beethoven tbm está com o link problemático no CD do Arturo Toscanini

raifhaddad disse...

Boa noite meu amigo! Me causou estranhesa este poste sobre vc ser receoso sobre Von Karajan,nestes anos todos que acompanho vc nunca percebi ! Seria verdade isso?????? Obrigado !

Carlinus disse...

Oi, Raiff. Isso se deu há muito tempo. Trata-se de uma postagem de 2009.

Não alimento mais essa indisposição. Acredito que oscilações ocorram com todos os seres humanos. Afinal, nem todos os regentes foram regulares a vida toda.

A gente vai envelhecendo e perdendo a paciência com as infantilidades. Somente os loucos mantêm-se os mesmos, com a recalcitrância de sempre.

Um grande abraço!

raifhaddad disse...

Boa noite meu amigo!Von Karajan tinha muitos defeitos assim como nós os temos.Mas para se ouvir um bom Beethoven é só com ele.Exemplo a Nona dos anos 1963 e 1970 são magnificas para mim ! Tenho uma coleção de vinil da comemoração dos 200 anos de Beethoven com Karajan maravilha ao meu ver.Mas gosto é gosto,por isso há varias versões.As quais ouço também.A 4,5 e a 6 de Tchaikovsky com Karajan é memoravél.Gosto também com Giulini. Graças Deus somos amantes desta maravilhosa arte!
Muito obrigado pela resposta.....Fica com Deus !

Fred Fomm disse...

Obrigado por restaurar esse link. Não vejo muito como errar na Sétima, e v. Karajan mais uma vez "joga para a torcida": faz exatamente o que se espera dele, da orquestra e do compositor, entregando um Beethoven tonitruante e por vezes muito rápido. O que, aliás, pareceu-me bem-vindo no alegretto, que alguns regentes pusilânimes insistem em travestir de adagio. O Haydn desse álbum me soa mais original e pensado e é por causa dele que vou apertar replay.

Pete Matthews disse...

Worth it for the cover photograph! A commanding figure in music and the world.