sábado, 3 de outubro de 2009

Alexander Konstantinovich Glazunov - Variations on a Russian Theme, Piano Concerto No. 1 in F minor, Op. 92 e Piano Concerto No. 2 in B/E major, 100

A alma russa é um tema que sempre me chama atenção pelas suas implicações. O termo "Mãe Rússia" é repleto de nuances identitárias. Os russos conseguiram ao longo do tempo criar um perfil único, que sempre me impele a um tipo de reflexão positiva. O sol que nasce naquele vasto mundo possui emanações luminosas diferenciadas; a natureza e os rios que correm pelos vales gelados ou desérticos possuem outras fragrâncias. As pradarias da Ásia Central são motivo para pensamentos sempre arrebatadores. Quando leio qualquer autor russo, seja ele Dostoievsky, Tólstoi, Akhmatova, Gogol ou Gorki, fico imaginando o que teria levado o povo russo a se munir de tão extraordinárias características: amor pela sua terra, um tipo de angústia e força que não se encontra em qualquer outro lugar. O povo russo conseguiu construir um dos mais poderosos Estados desde Roma em pleno século XX - a União Soviética - para fazer frente ao capitalismo americano. E tudo isso com o braço, com a força, com o suor. Deve ser esse lado apaixonado e comprometido com o trágico, que se entrega para ver nascer uma outra possibilidade, que me atrai. Muni-me desses pensamentos fragéis depois que eu me pus a escutar o compositor Alexander Glazunov. Pesa em favor de Glazunov o fato de ter sido o professor de nada mais nada menos do que Dmitri Shostakovich. Glazunov foi o diretor do Conservatório de São Petersburgo de 1905 a 1928. Nesse período, Glazunov foi mantido à frente das funções de diretor pela sua competência. Mesmo com a Revolução de 1917, que re-arranjou a sociedade russa, quando o povo se apropriou do poder, Glazunov manteve-se no cargo. Alexander Glazunov conseguiu jungir de forma significativa o nacionalismo e o cosmopolitismo da música russa. O fato é que o compositor era inclinado mais a um tipo de academicismo do que propriamente à intuição. Este ponto talvez o tenha feito perder espaço diante de outros compositores como Prokofiev ou Shostakovich. Outro aspecto curioso em relação ao compositor era o seu alcoolismo exarcebado. Shostakovich conta em suas memórias que em muitas ocasiões, Glazunov não conseguia dar uma aula sóbrio. São por essas e outras, que esta é uma boa oportunidade para ouvir a música de Glazunov. Embora não muito escutado por aqui (Brasil) e até considerado "chato", estimo bastante o seu trabalho. Temos neste registro Varições sobre um tema russo e os dois concertos para piano e orquestra. Boa apreciação de um pouco do "mundo russo".

Alexander Konstantinovich Glazunov (1865-1936) - Variations on a Russian Theme, Piano Concerto No. 1 in F minor, Op. 92 e Piano Concerto No. 2 in B/E major, Op. 100

Variations on a Russian Theme [13:30]
1. Theme [1:02]
2. Variation I [1:36]
3. Variation II [1:32]
4. Variation III [0:48]
5. Variation IV [1:59]
6. Variation V [2:58]
7. Variation VI [3:33]

Piano Concerto No. 1 in F minor, Op. 92 [34:22]
8. Allegro moderatto [13:25]
9. Theme & Variations: Tema: Andante tranquilo - Variation I -
Variation II (cromatica): Andantino - Variation III (eroica): Allegro moderato -
Variation IV (lyrica): Adagio - Variation V (intermezzo): Allegro -
Variation VI (quasi una fantasia): Lento - Variation VII (mazurka): Allegretto - Variation VII (scherzo): Allegro ma non troppo - Variation IX (finale): Allegro moderato [20:57]

Piano Concerto No. 2 in B/E major, Op. 100
10. Piano Concerto No. 2 in B/E major, Op. 100 [21:03]

Moscow Symphony Orchestra
Dmitry Yablonsky, regente
Oxana Yablonskaya, piano

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Um comentário:

Anônimo disse...

Glazunov é magistral. Os seus dois concertos para piano, embora breves, são de uma suavidade e perfeição incríveis, melodias encantadoras que fazem sonhar com algo feérico... Magnífico!

Victor Palmiéri