sábado, 3 de outubro de 2009

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Sinfonia No. 1 in D minor, Op. 13 e Danças Sinfônicas, Op. 45

Lá vamos nós mais uma vez a Rach. Não sei por que cargas d'água me bateu o desejo de começar a integral das sinfonias do compositor. Deve ser o meu lado russo que está aflorado no dia de hoje. Nada melhor do que começar pela "excelente" sinfonia no. 1. Coloquei aspas no excelente, pois alimento sentimentos dúbios com relação a Sergei e gosto bastante desta peça. Foi a primeira que conheci do compositor. Tinha-a gravada numa fita K-7. Ouvi-a muito tempo com aquele sentimento de indubitável admiração, mas ao poucos quando fui conhecendo outras peças do compositor, criei uma tênue dúvida sobre os méritos desse russo meio americanizado. A minha logicidade pessimista se resume assim: Rach levou os sentimentos do mundo russo para a América e os corrompeu. Mas mesmo assim não deixou de continuar a compor, mesmo tendo conspurcado a nobreza da alma russa. E por ter feito sucesso em terra que não a sua, achava que carregava os sentimentos daquele que outrora fora o seu povo. Tá bom! Não considerem a minha fala! É que sempre reflito negativamente sobre Rach. Ainda não fiz as pazes devidamente com ele. Por estes dias, postarei as suas 3 sinfonias e alguns poemas sinfônicos como, por exemplo, A Ilha dos Mortos que reputo como um dos seus melhores trabalhos. Os rachmaninovianos de plantão me perdoem os excessos, mas a música de Rach talvez seja tão grande que eu, um simples mortal, ainda não conseguir abstrair o suficiente para ter uma boa relação para com ela. Quero crer assim: o defeito está em mim e não em Rachmaninov. Boa apreciação!

Sergei Rachmaninov (1873-1943) - Sinfonia No. 1 in D minor, Op. 13 e Danças Sinfônicas, Op. 45

Sinfonia No. 1 in D minor, Op. 13
1. Allegro ma non troppo
2. Allegro animato
3. Larghetto
4. Allegro con fuoco

Danças Sinfônicas, Op. 45
5. Non allegro
6. Andante con moto
7. Lento assai - Allegro vivace

Concertgebouw Orchestra
Vladimir Ashkenazy, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente!Toda a obra de Rachmaninov, assim como a de Tchaikovsky, é genial! É bom saber que existem meios de travar contato com estas obras-primas!!!

Anônimo disse...

Caro Carlinus,

O link está com problema:
"Este arquivo não existir, o acesso ao seguinte arquivo é limitada ou foi removido devido a violação de direitos autorais.".

É possível restabelece-lo?
Obrigado e abraço, Sergio

Carlinus disse...

Voltei a enviar o arquivo. Agora, em outro servidor.

Obrigado pelo aviso!