quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Obras completas para violoncelo e piano

No ano de 2010, ou seja, no próximo ano, teremos o bicentenário do nascimento de dois grandes compositores, Schumann e Chopin. Coincidentemente, dois grandes nomes da história do piano. Os deuses da música gostam de ironia. Pois em 1813, também nasceram dois grandes nomes da ópera, Wagner e Verdi. A grande questão é que este ano de 2009 está cheio de comemorações festivas no que diz respeito ao nascimento ou à morte de três grandes compositores: em fevereiro tivemos o bicentenário do nascimento de Félix Mendelssohn; em maior, o bicentenário da morte de Franz Joseph Haydn; e, ontem, 17 de novembro, completaram-se 50 anos da morte de Heitor Villa-Lobos. Esse é um fato deveras importante. Diz respeito à identidade da cultura brasileira. Acredito que Villa tenha sido uma das pessoas que mais amaram o seu país e soube transferir essa característica para a sua produção artística. Apesar de estar em atraso de um dia, resolvir fazer uma pequena homenagem, escolhendo dois CDS que atestam um pouco do gênio e da qualidade do grande Villa. O Brasil precisa descobrir Villa para que possa descobrir o Brasil. A sua música é a fusão dos elementos culturais que fazem parte da psicologia da alma nacional. Ele fundiu o folclore, os elementos indígenas, o cheiro da natureza - o cerrado, a floresta amazônica, a caatinga agreste do Nordeste, os campos, as serras do Planalto Central - e os colocou em sua música. Quando ouvimos a música do Villa, conseguimos ouvir também o rumor dos rios caudalosos, do canto dos pássaros (do uirapuru a quem ele tanto amava) misteriosos, dos rituais africanos ou indígenas, do calor do pôr-do-sol após uma tarde quente. Villa extrapolou a proposta modernista da Semana de Arte de 1922. Ele conseguiu por meio de um processo alquímico, descobrir o substrato que extraiu o sumo da alma do Brasil. Neste CD, temos maviosidades, beleza nostálgica, quase parada. Reconstitui aquelas cenas esquecidas, mas que voltam à superfície dos pensamentos quando nos quedamos inertes. O violoncelo plangente de Antonio Meneses e o piano errante de Cristina Ortiz recriam paisagens perdidas, pretéritas. Não deixe de ouvir este registro belíssimo do Villa imortal. Boa apreciação!

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Obras completas para violoncelo e piano

O canto do cisne negro
1. O canto do cisne negro

Sonata n.º 2
2. I. Allegro molto
3. II. Andante cantabile
4. III. Scherzo Allegro
5. IV. Vivace sostenuto

Berceuse
6. Berceuse

Prelúdio n.º 2
7. Prelúdio n.º 2

Sonhar
8. Sonhar

Pequena Suíte
9. I. Romancette
10. II. Legendária
11. III. Harmonias soltas
12. IV. Fugato (All'antica)
13. V. Melodia
14. VI. Gavotte Scherzo

Capricho
15. Capricho

Elegia
16. Elegia

Bachias Brasileiras n.º 2
17. I. Prelúdio (O Canto do Capadócio)
18. II. Ária ( O Canto de Nossa Terra)
19. III. Tocatta (O Trenzinho do Caipira)

Cristina Ortiz, piano
Antonio Meneses, violoncelo

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

7 comentários:

Eddie Sampaio disse...

O CD em questão, "Obras completas para violoncelo e piano", como pude notar pela capa, tem até título em francês. Da minha parte, procurei o CD em várias lojas e na Internet mas, o resultado foi nulo. No site da Petrobrás, que parece que foi quem patrocinou o CD, até em francês, não existe a mais ínfima informação de como fazer para obtê-lo. Talvez seja por ai é que a gente perceba que o brasileiro não merece atenção. Portanto, falar que o brasileiro precisa conhecer Villa-Lobos fica meio que conversa pra boi dormir. LAMENTÁVEL!!!!!!

Eddie Sampaio disse...

O CD em questão, "Obras completas para violoncelo e piano", de Villa-Lobos, como pude notar tem até título em francês. Da minha parte andei procurando o CD para compra em várias lojas e na Internet mas a minha busca foi em vão. No site da Petrobrás, que parece que foi quem patrocinou o CD, com título ATÉ EM FRANCÊS, não existe a mais ínfima informação de como fazer para obtê-lo. Portanto, falar que o brasileiro precisa conhecer Villa-Lobos fica meio que conversa pra boi dormir. É lamentável!!!!!!

Unknown disse...

É uma pena, mas o link parece não mais funcionar, se puder repostar...obrigada!

joao estrela disse...

ficaria muito agradecido se pudesse fazer um reup

Gandalf disse...

This CD is out of print. It was released in 2007. There are a few sites that carry it for sale as mp3 digital downloads. Otherwise, you'll have to watch for it on places like eBay.

The HMV site in Japan also no longer carries it - they list it as discontinued and no longer for sale.

Jean Calaça disse...

o link expirou tem como ressuscita-lo

Maria disse...

poderia re-up por favor?