sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonatas para piano Nos. 3, 5, 6 e 7 - CD 2

A palavra sonata deriva do latim (sonare) e significa basicamente "soar", "produzir um som". É uma composição para instrumentos solistas, geralmente piano, em três movimentos (normalmente dois rápidos e um lento), sendo um deles escrito na forma tradicional (exposição, desenvolvimento, reexposição). Os compositores que mais escreveram sonatas clássicas foram Mozart, Haydn e Beethoven (wikipédia). Mas como disse certa vez Hans von Bülow, as 32 sonatas compostas por Beethoven são o Novo Testamento da música. Ou seja, Beethoven explorou as possibilidades mais variadas para o gênero, o que atesta a sua genialidade incontestável. Aparecem nesta postagem quatro sonatas - as de número 3, 5, 6 e 7. Conduzindo-nos por esse mundo maravilhoso, temos Wilhelm Kempff. Não deixe de ouvir e apreciar sem moderação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonatas para piano Nos. 3, 5, 6 e 7

Sonata No.3 in C major, Op.2 no.3
01. I. Allegro con brio
02. II. Adagio
03. III. Scherzo. Allegro
04. IV. Allegro assai

Sonata No.5 in C minor, Op.10 no.1
05. I. Allegro molto e con brio
06. II. Adagio molto
07. III. Finale. Prestissimo

Sonata No.6 in F major, Op.10 no.2
08. I. Allegro
09. II. Allegretto
10. III. Presto

Sonata No.7 in D major, Op.10 no.3
11. I. Presto
12. II. Largo e mesto
13. III. Menuetto. Allegro
14. IV. Rondo. Allegro

Wilhelm Kempff, piano

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

3 comentários:

Evandro disse...

Só uma correçãozinha. A forma sonata, classicamente, tem 4 movimentos, e não 3. Geralmente o 2º é lento e o 3º "dançante" e "engraçado" (costumando ser um Scherzo, Minueto ou outra forma, normalmente de compasso ternário). O 2º e o 3º podem inverter a ordem. Assim foi na maioria das sonatas clássicas (e nas sinfonias, que também têm forma-sonata tradicionalmente). Beethoven, como sabemos, fez sonatas com 4, 3 e até 2 movimentos, mas o mais clássico é a sonata com 4.
Óbvio que vai chegando no século XX e bagunça tudo! rs

Carlinus disse...

Obrigado, Evandro. Não estudei música. Sou um diletante. Essas informações que vamos colhendo por aí sempre vêm com certas impropriedades.

gmjgmjgmj disse...

Hello! Could you please post a new link?