terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Georges Bizet (1838-1875) - L'Arlesienne, Suites Nos.1 e 2 e Carmen, Suites Nos. 1 e 2

Estou com certa pressa e a minha passagem por aqui é somente para postar esse CD de extraordinária beleza. Contém As Arlesianas e as duas suítes da ópera Carmen. Dizer que é IMPERDÍVEL é, simplesmente, desnecessário. Além do que, eu sou apaixonado pelas peças desse CD. As Arlesianas foram compostas originalmente como música incidental para uma peça teatral de Alphonse Daudet, o romancista e dramaturgo naturalista francês. O fato é que As Arlesianas são de uma beleza notável. Penso que esse CD é para ser ouvido diversas vezes. Bizet era aficcionado pela perfeição. Inúmeras foram as peças que ele somente rabiscou, mas não acabou por justamente buscar aquele burilamento excepcional. Deixou mais de quarenta óperas inacabadas. Mas aquilo que conseguiu concluir, está vestido da mais alta dignidade. Até mesmo Nietzsche se impressionou com o aspecto singular das composições de Bizet. Ele inicia assim O Caso Wagner: "Ouvi ontem - podem acreditar? - pela vigésima vez a obra-prima de Bizet. Mais uma vez com suave recolhimento perseverei até o fim, uma vez mais não empreendi fuga. Essa vitória sobre minha paciência me surpreende. Como semelhante obra nos torna perfeitos! Nós próprios chegamos a nos tornar uma "obra-prima". - E realmente cada vez que ouvi Carmen, me senti mais filósofo, melhor filósofo do que habitualmente me sinto: tão indugente, tão feliz, tão indiano, tão seguro... Cinco horas sentado: primeira etapa da santidade! - Seria errado dizer que a orquestração de Bizet é das poucas que ainda posso suportar? Todo outro estilo de orquestração que ora está voga, o wagneriano, ao mesmo tempo brutal, artificial e "ingênuo" e que assim fala a um tempo aos três sentidos da alma moderna - como é nociva esta orquestração de estilo wagneriano! Chamo-a siroco. Ela me provoca desagradáveis suores. Acaba com meu bom tempo! Essa música [a de Bizet] me parece perfeita. Vem vindo leve, suave, com toda a delicadeza. É amável, não transpira. "É bom aquilo que é leve, tudo o que é divino se move com pés delicados": primeiro princípio de minha estética"[grifo meu]. Palavras sábias de um homem que amava a beleza não-afetada. Sei que já postei As Arlesianas, mas essa versão com Dutoit me motivou a trazê-las à tona mais uma vez. Boa apreciação!

Georges Bizet (1838-1875) - L'Arlesienne, Suites Nos.1 e 2 e Carmen, Suites Nos. 1 e 2

L'Arlesienne, Suite No.1 [17:53]
01. Prelude
02. Minuetto
03. Adagietto
04. Carillion

L'Arlesienne, Suite No.2 [18:16]
05. Pastorale
06. Intermezzo
07. Menuet
08. Farandole

Carmen, Suite No.1 [12:14]
09. Aragonaise
10. Intermezzo
11. Segeudille
12. Les Dragons d'Alcala
13. Les Toreadores

Carmen, Suite No.2 [23.53]
14. Marche des Contrebandiers
15. Habanera
16. Nocturne
17. Chanson de Toreador
18. La Garde montante
19. Danse Boheme

Orchestre Symphonique de Montréal
Charles Dutoit, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um recado!

6 comentários:

Unknown disse...

Parabenizo o blog e a equpe pelo excelente trabalho prestado aos melômanos. Qualidade acima de tudo é o lema de nosso augusto blog ! Achei muito boa a homenagem e a lembrança da música de Bizet que tem como mérito seduzir nada mais, nada menos que Nietzsche, após sua desilução com Wagner. A luz solar de Bizet que tanto atraiu o Poeta do Futuro para as luzes do Mediterrâneo nos fascinam até hoje. Pax et lux ! Semper !

Carlinus disse...

Obrigado pelas palavras de apreço e carinho. Não se trata de uma equipe propriamente dita, mas de um "exército" ou uma "equipe de um homem só". Buscamos, acima de tudo, o partilhamento de experiências e a criação de uma rede fraterna.

Saudações musicais!

Anônimo disse...

adoro este saite mas acho que podia estar mais completo!!!
beijos... para que fez o saite!!

Carlinus disse...

"Estar mais completo" em que aspecto? Por favor, especifique. É importante saber para que possamos melhorá-lo.

Um abraço!

Anônimo disse...

muuuuuuuito obrigada ... seu blogg está na minha tribuna de honra do meu rebloggando. obrigada, mais uma vez.

breve encontro disse...

Amo este blog. A cada novo dia, o visito, para saber das novas pérolas tão generosamente nele sugeridas, Um trabalho maravilhoso pela Cultura, pela Arte, pela Música...
DE um fã incondicional, português em Portugal.
HP