quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dmtri Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No.4 em Dó menor, Op.43

Apesar da correria, busquei não olvidar o compromisso de postar este monumental CD. Tenho uma paixão inconteste por Shostakovich. Outra dia conversando com a minha namorada, ela me disse que não gostava da música russa por conta do forte tom bélico que pode se ouvir nas peças oriundas dessa terra. Pois é justamente desse "belicismo", dessa tensão, dessa constante luta que permeia a música russa, que me sinto atraído. Aqui nesta Sinfonia No. 4 de Shosta, meu compositor russo favorito, podemos encontrar esses aspectos. Só tenho a dizer: "Boa apreciação".

Dmtri Shostakovich (1906-1975) - Sinfonia No.4 em Dó menor, Op.43
01. Allegro poco moderato
02. Presto
03. Moderato con moto
04. Largo
05. Allegro

Na Amazon

Philadelphia Orchestra
Myung-Whun Chung, regente

BAIXAR AQUI

Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário! Seu participação é importante!

9 comentários:

Anônimo disse...

ei tu sabe de quem é aquela melodia do especial de 50 anos de brasilia do dftv ?

Anônimo disse...

Ah, com essa, tenho que me manifestar! Acho que é pedir muito de uma "namorada" que ela curta um shosta "nas idéias" como voce diz que curte. Talvez alguma que seja timpanista de orquestra, mas deve ser raro.
Pelo menos com o finalzinho dessa sinfonia ela há de concordar que é lindo (com haitink tb ok). Heavy mesmo é último movimento da 11! Tem que botar som na caixa porque é melhor que rock´n roll.
Parabéns pelo site, acho seus textos excelentes, muitíssimo melhor que os do "histriônico". Gosto das notas sobre brasília e... parabéns pela cidade também.

Carlinus disse...

Não cheguei a ver as reportagens feitas pelo DFTV. Odeio "sacralizações" forçadas como as que são feitas dissimuladamente pelo jornalismo da Rede Globo. Vou tentar procurar no Youtube.

Você está correto. A Sinfonia No. 11 do Shosta é a que mais gosto, junto com a Sinfonia No. 5. As de número 4, 8, 13, 9, 14 e 15, também são fantásticas.

Obrigado pelo comentário!

violinistaruim disse...

Além das sinfonias 6, 7 e 10! Aliás, qual sinfonia de Shosta da quarta à décima quinta não é fantástica? (Digo isso porque na verdade nunca ouvi as três primeiras que não devem ficar atrás).

Ludwig disse...

Prezado Carlinus,

Sera que sua namorada não gosta nem de Rachmaninov?

Poe Concerto para piano #2 e as variações paganini para ela.

Veja um comentario destas musicas neste site:

http://www.logoseletronico.com/audicoes/rach.htm
SEN-SA-CIO-NAL!!!

Carlinus disse...

Violinista, você está correto! Eleger uma sinfonia de Shosta é des-merecer as demais. Na minha seleção acabei esquecendo as pérolas citadas por você.

Ludwig, a minha namorada gosta de música barroca, principalmente, Bach! Rach é mais um russo e acredito que ela não simpatizará com o moço.

Obrigado a vocês pelos comentários!

Leonardo disse...

Simplesmente gloriosa! Acabo de ouvir, nesse sábado frio e cinzento do sul, a tensão da décima de shostakovich. Ainda que tenhamos momentos mais sutis na sinfonia, vige uma certa desconfiança.
Fabulosa.

Carlinus disse...

Que privilégio, Leonardo! Aqui em Brasília, apesar de ser outono, o calor está medonho.

Anônimo disse...

This one is missing too!