segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Antonin Dvorak (1841-1904) - Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, Op. 104

De todos os grandes compositores, Antonin Dvorák (nascido em Nelahozeves, 8/9/1841; falecido em Praga, 1/5/1904) foi o mais diretamente inspirado por temas e idiomas folclóricos que ele havia assimilado quando ainda era uma criança talentosa no interior da Boêmia, antes de conhecer os grandes mestres clássicos. Estas características simplesmente constituiam a linguagem de Dvorak; sua realização consistiu em utilizá-las de modo convincente em grandes formas sinfônicas.

São 2 os Cello Concertos

Ele já alimentava a idéia de um concerto para violoncelo havia trinta anos quando finalmente compôs a obra que conhecemos hoje, o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor, Op. 104, obra em 3 movimentos: Allegro, Adagio ma non troppo, Finale (Allegro moderato), composto no inverno de 1894, quando o compositor estava nos Estados Unidos. Este concerto está fortemente associado a um dos amores da vida do compositor, sua cunhada Josephina.

Embora esse seja o único concerto de Dvorák para violoncelo e orquestra correntemente executado, existe ainda um concerto anterior, escrito por ele em 1865 para seu amigo e celista Ludevit Peer, mas que jamais foi orquestrado como Dvorák pretendia. Trata-se de um concerto em Lá Maior, em 3 movimentos, cujos manuscritos se encontram no Museu Britânico. As casas de concerto nunca conheceram essa obra executada com orquestra, mas apenas na orquestração para piano feita em 1930 por Jamil Burghauser. Desse concerto existem 2 gravações, por Milos Sádlo e por Werner Thomas-Mifune.

Extraído DAQUI

Antonin Dvorak (1841-1904) - Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, Op. 104
01. I. Allegro
02. II. Adagio, ma non troppo
02. III. Finale. Allegro moderato

Estocolmo, Konserthus, noviembre de 1967
Você pode comprar na Amazon

Swedish Radio Symphony Orchestra
Sergiu Celibidache, regente
Jacqueline du Pré, violoncelo

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

3 comentários:

Paulo Musicólatra disse...

Baixei sem problemas! Mais uma dupla excepcional executando um dos mais belos concertos para Cello romântico! Apreciei com ta satisfação! Obrigado pelo post!! Bravo! o blog eh mto daHOra! valeoo!!

Max E. disse...

Sobre o concerto em lá maior de Dvorak. Tem download pra baixar?

Unknown disse...

Ola Carlos!! Sou um fã de carteirinha do seu blog...meu acerto de músicas clássicas praticamente triplicou após descobri-lo. Muito obrigado por tudo!

Gostaria de pedir encarecidamente que reposte este CD...que acredito que seja maravilhoso!

Obrigado

Rafael