sábado, 9 de outubro de 2010

Bohuslav Martinu (1890-1959) - Sinfonias (completo) - 1, 2, 3, 4, 5 e Fantasia Sinfônica (sinfonia no.6)

Já há algum tempo que eu estava organizando esta postagem do compositor tcheco Bohuslav Martinu. Somente agora tomei a atitude de fazê-lo. Fiquei em dúvida sobre qual versão postar. Tenho uma outra gravação dessas mesmas sinfonias com Neeme Järvi. O fato é que escolhi esta gravação com Vaclav Neumann. Achei necessário que ela aparecesse primeiro. Explicação: nenhuma. Apenas o fato de talvez eu ter ouvido primeiro a gravação com o Neumann, patrício de Martinu, morto no ano de 1995. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Bohuslav Martinu (1890-1959) - Sinfonias (completo) - 1, 2, 3, 4, 5 e Fantasia Sinfônica (sinfonia no.6)

DISCO 1

Symphony No. 1, H. 289 00:37:22
01. Moderato
02. Allegro.Poco moderato. Allegro come prima
03. Largo
04. Allegro non troppo

Symphony No. 2, H. 295 00:23:40
05. Allegro moderato
06. Andante moderato
07. Poco allegro
08. Allegro

DISCO 2

Symphony No. 3, H. 299 00:28:36
01. Allegro poco moderato
02. Largo
03. Allegro

Symphony No. 4, H. 305 00:33:29
04. Poco moderato. Poco allegro 00:07:00
05. Allegro vivo. Moderato (Trio). Allegro vivo 00:08:59
06. Largo 00:10:03
07. Poco allegro 00:07:11

DISCO 3

Symphony No. 5, H. 310 00:29:48
01. Adagio
02. Larghetto
03. Lento. Allegro

Fantaisies symphoniques (Symphony No. 6), H. 343 00:27:41
04. Lento. Allegro. Lento
05. Poco allegro
06. Lento

Você pode comprar na Amazon

Czech Philharmonic Orchestra
Václav Neumann, regente

BAIXAR AQUI CD1
BAIXAR AQUI CD2

BAIXAR AQUI CD3


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

8 comentários:

Anônimo disse...

Could you please reupload this?
Thank you in advance.

Anônimo disse...

yes, could you re-up this?
links in mediafire, preferably.
Excellent work!

Anônimo disse...

please, re-up?

Anônimo disse...

olá Carlinus!

[a introdução] descobri este compositor há alguns dias, e sei que não és muito de atender pedidos, mas você ainda possui estes cds/arquivos? [o problema] Difícil encontrá-los em outro lugar... [a bajulação] e não obstante a sua já infinda contribuição em meu deleite musical, [a súplica] será que poderia subí-los novamente? [o abuso] este e o dos concertos para violino com o Suk e o Neumann! \o/

Enfim, mesmo que eu vá ser ignorado como os colegas gringos acima - haha - obrigado por tudo!, aquele post de uns dias atrás - Scheherazade com Fedoseyev - está uma verdadeira delícia!

att. Profanis

Carlinus disse...

Desculpe se não atendo pedidos assim com tanta solicitude. É que não é fácil localizar os arquivos na imensidão de documentos que disponho. Posto, geralmente, aquilo que está mais fácil e acessível. Mas já que o seu pedido foi feito com tanta criatividade e bom humor, tentarei localizar os arquivos o rápido possível.

Abraços musicais!

Anônimo disse...

olha Carlinus, aqui não é nenhuma paróquia, mas já que dia desses você falava sobre a audição da música ser um 'culto', então vamos logo ritualizar a coisa toda: preciso me confessar!

o fato é que, de quando das minhas primeiras peregrinações por estas terras da música chamada erudita, me encontrava cheio de preconceito! negligenciava ouvir qualquer compositor que não tivesse uma boa dúzia de sinfonias, concertos, sonatas, etc... não sei o porquê exatamente, fazia alguma assossiação boba entre quantidade e qualidade. mas isso já faz muito tempo, talvez fosse apenas algum afã de iniciante. não demorou para que eu notasse que os 3 cds do A. Marcello que possuo são bem mais relevantes para mim que as dezenas de Telemanns!

no final, sei que muitos chegam aqui nesses menus de blog e se lançam avidamente aos Mozarts, Tchaicovskys, Beethovens e afins - e que bom por isso!, mas há tanta beleza ainda oculta aos nossos olhos por d'baixo do manto já empoeirado da germanofilia e outras 'filiais' suas... decerto que Mozart [meu dileto], Mendelssohn, Schubert, Brahms e outros muy caros terão sempre seu lugar cravado em minhas carnes!

mas quanto as preciosidades do quase esquecido Buxtehude? Pisendel? Wölfl? Spohr?, e este mesmo Martinu?, dentre tantos outros! tenho muito a lamentar que somente agora encontro algum tempo e disposição para garimpar estes tesouros... logo neste período de crise na rede, e pane nos servidores! blogs que encerram suas atividades, links perdidos... talvez para sempre! o retrato de uma situação caótica.

contudo é muito feliz para mim, e para muitos com certeza, que pessoas como você continuem, com tanta graça, realizando este trabalho magnífico de semear a beleza inefável e talvez indescritível da Música! nutro um crescente e sincero apreço por isso que fazem. e penso que vocês estão a alimentar, com postagens e opniões, a futura geração de compartilhadores - na qual eu quero e espero estar!

bem... foi um texto meio sem direção e devaneante - começou em um lugar e findou n'outro, mas é mais ou menos isso - haha! no mais, me alegro de ter mudado minhas intenções e ter lançado um olhar terno sobre opus destes compositores aos quais não caem muitos holofotes - ainda que nesses tempos difíceis de omissões megauplôudicas e mediafáiricas.

agradeço a atenção e consideração, meu caro Carlinus! você é nosso 'Bardo' e não precisa se desculpar por nada - haha!

um grande abraço,
e preciso dizer que estou lançando um olhar cúpido e sequioso na coluna de links restaurados - toda vez que entro aqui - a fim de ver se aparecem por lá algumas sinfonias e concertos do Martinu! \o/

bom final de semana a todos.

Anônimo disse...

status:

coração repleto de sorrisos infantis!

Anônimo disse...

Carlinus,

como tímida retribuição a sua gentileza de revalidar estes links, gostaria de oferecer a você uma gravação destas mesmas sinfonias com a Orquestra da BBC sob comando do Belohlávek.

se tiver interesse, escreva para:
profanis.aeterus@gmail.com

aquele abraço...