sábado, 8 de janeiro de 2011

Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonia no. 5 em E menor, Op. 64

Com certeza, a Sinfonia No. 5 é uma das sinfonias que mais gosto. Particularmente, é a que mais gosto de Tchaikovsky. É um trabalho belíssmo, com passagens que verdadeiramente emocionam. É uma das peças que mais ouvi em minha vida. Acredito que ela tenha chegado às minhas mãos quando eu era ainda um adolescente, numa gravação pouco expressiva sob a regência de Woldemar Nelsson, da série Classic Masters. Sendo uma das poucas obra que eu possuía, eu a ouvia dia e noite. Tratava-se de um presente. Não lembro de quem eu ganhei o CD. Das gravações que já ouvi, acredito que seja a gravação feita por Evgeny Mravinsky, a que mais me chamou atenção. Mas, essa sinfonia com o Klemperer não fica para trás. Possui força, dramaticidade, ou seja, é a evocação trágica e grandiloquente que a obra exige. Não deixe de ouvir. Boa apreciação!

Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) - Sinfonia no. 5 em E menor, Op. 64
01. I. Andante - Allegro con anima
02. II. Andante cantabile, con alcuna licenza - Moderato con anima - Andante nosso - Allegro non troppo - Tempo I
03. III. Valse. Allegro moderato
04. IV. Finale. Andante maestoso - Allegro vivace - Molto vivace - Moderato assai e molto maestoso - Presto

Você pode comprar este CD na Amazon

Philharmonia Orchestra
Otto Klemperer, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

3 comentários:

André disse...

Obrigado, Carlinus.

Esse ano vou dar mais atençao a Tchaikosvky, por enquanto, conheço somente um balé.

Felizmente, vou ver bastante coisa ao vivo!


Abraços.

André disse...

Alias, Carlinus, vc poderia checar o link, por gentileza?

Aparece nos revalidados, mas esta no Mega ainda.

Abraços.

Carlinus disse...

Obrigado pelo aviso.

Problema resolvido.