terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonias Nos. 5, 7, 6, 8 e 9 (CDs 3, 4 e 5 - final)

Vamos aos três últimos CDs dessa caixa antológica. As gravações estão em ótimo estado. Nenhuma palavra a mais a declarar. Após ouvir, tire suas próprias conclusões. Bom deleite!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sinfonias Nos. 5, 7, 6, 8 e 9

DISCO 03

Symphony No.5 in c, Op.67
01. I. Allegro Con Brio
02. II. Andante Con Moto
03. III. Allegro
04. IV. Allegro - Presto

Symphony No.7 in A, Op.92
05. I. Poco Sostenuto - Vivace
06. II. Allegretto
07. III. Presto - Assai Meno Presto
08. IV. Allegro Con Brio

DISCO 04

Symphony No.6 in F, Op.68, 'Pastoral
01. I. Awakening Of Pleasant Feelings Upon Arriving In The Country...
02. II. Scene At The Brook (Andante Molto Mosso)
03. III. Peasant's Merrymaking (Allegro)
04. IV. Storm And Tempest (Allegro)
05. V. Shepherds' Song. Happy And Thankful Feelings After The Storm...

Wiener Philharmoniker
Wilhelm Furtwangler, regente

Symphony No.8 In F, Op.93
06. I. Allegro Vivace E Con Brio
07. II. Allegro Scherzando
08. III. Tempo Di Menuetto
09. IV. Allegro Vivace

Stockholm Philharmonic Orchestra
Wilhelm Furtwangler, regente

DISCO 03

Symphony No.9 in d, Op.125 'Choral'
01. I. Allegro Ma Non Troppo, Un Poco Maestoso
02. II. Molto Vivace - Presto
03. III. Adagio Molto E Cantabile - Andante Moderato - Adagio
04. IV. Presto - Allegro Ma Non Troppo - Allegro Assai - Presto

Bayreuth Festspiale Orchester and Chor
Wilhlem Furtwangler, regente
Elisabeth Hongen, contralto
Hans Hopf, tenor
Otto Edelman, baixo

Você pode comprar este CD na Amazon

BAIXAR AQUI CD03
BAIXAR AQUI CD04
BAIXAR AQUI CD05

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu bom e caríssimo amigo Carlinus, desejo-te uma boa noite e uma semana repleta de bênçãos musicais. Vem mais uma vez este teu amigo carioca, wagneriano convicto, a ousar postar algumas considerações e prestigiar teu augusto Blog.
Sobre a postagem atual, do Mestre Beethoven por Furtwangler, podemos recorrer a conceitos antropológicos e filosóficos para justificar a excelência das interpretações. Furtwangler flertou com Hitler e tentou fazer o jogo do III Reich mas isso não desmerece a qualidade e a formação artística do prestigiado regente. Afinal, somente um alemão para compreender a essência do pensamento, o estado de espírito de ser alemão. Como grandes e imortais intérpretes de Beethoven podemos incluir, além de Furtwangler - sem sombra de dúvida Bruno Walter, cujas releituras de suas gravações para o CD estão um tanto esquecidas e negligenciadas.
Sobre Beethoven, o que dizer ? Que nos aponta em criação messiânica uma pluralidade de mundos a explorar em cada nota de suas sinfonias ? Humildemente posso citar como uma metáfora da obra do mestre alemão o perfeito casamento entre som e imagem, o alfa e ômega de um espírito inquieto e em busca de sua própria voz a cena do filme Minha Amda Imortal - Immortal Beloved onde Beethoven é interpretado por Gary Oldman na idade madura e em seus dias finais, quando o jovem Beethoven, ao reger sem ouvir sua Nona relembra os dias da adolescência e foge de mais uma surra de seu pai, indo para um lago e ali, deitado, contempla a lua e o firmamento. O efeito de traveling da câmera, faz com que o macrocosmo celeste se misture ao microcosmo do indivíduo - Beethoven, sugerindo aquela harmonia etérea e ao mesmo tempo monumental. Deus, escondido em alguma estrela do espaço, é buscado e/ou ouvido pelo menino abandonando-se a si mesmo numa noite estrelada. É sublime, comovente e poético. São quase 14 minutos de êxtase, já perto do final da película.
Portanto, Furtwangler interpretando/regendo Beethoven - assim como uma das primeiras gravações integrais do Anel de Wagner que adquiri foi sob a sua batuta também, em gravação ao vivo e em estúdio, ele gravou apenas Die Walküre com um elenco de primeira - representa perfeitamente a manifestação do modo de sentir e de ser do alemão, com um pouco daquela presença constante da Wald - da Floresta, que é uma outra característica étnica germânica. Conhecer um povo é conhecer a sua língua porque ela reflete todas as experiências históricas desse povo, todos os seus aspectos étnicos, sócioculturais, enfim, toda a sua vivência e razão de ser, citando quase textualmente Joseph Ildefonso de Araujo.
Mais uma vez parabenizamo-te, Carlinus. Todos nós que diariamente buscamos um post que certamente nos irá brindar e surpreender. Que bom que existes, caro amigo !
Fraternos abraços em paz e harmonia de teu amigo wagneriano confesso, A.C.C.

Anônimo disse...

By the way, Carlinus... Não poderia furtar-me ao espírito do dia de hoje - 27 de setembro - Dia de Cosme e Damião e agradecer a verdadeira guloseima musical que nos ofertas-te. E ainda mais, QUAL a orquestra e coro uniram forças à batuta de Furtwangler ? Nada menos que a orquestra de Bayreuth, da Colina Verde de meu mui querido Wagner... Foi, realmente, um deleite.
Um tríplice abraço deste teu amigo wagneriano confesso, A.C.C.
P.S.: Para todos aqueles ( creio que TODOS mesmo ) que gostaram dessa gravação, procurem ouvir a seleção orquestral das obras de Wagner por Furtwangler pela Deutsche Grammophon, no tour que o maestro fez com a Filarmônica de Berlin no início dos anos 50. A interpretação de Furtwangler da abertura de Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Wagner, é aletrizante. Sobre essa peça, ouso dizer que apenas um italiano conseguiu chegar perto do caráter majestoso e imponente da obra: Arturo Toscanini, felizmente imortalizada em CD pela RCA em uma série monumental de registros fonográficos em homenagem ao temperamental regente italiano que fez seu debut regendo, de memória, a Aída de Verdi aqui nas nossas terras tupiniquins.

Satyaprakash Shankar disse...

Descargar CD02 es imposible....

Con disse...

Sou novo aqui. Carlinus, ótimo blog, vou começar a visita-lo sempre, pois adoro musica clássica, e quero aprender mais e mais sobre esses grandes compositores...

Carlinus disse...

Fique à vontade!

Abraços musicais!

Anônimo disse...

please upload it again

Anônimo disse...

Muito obrigado por esta compilação :) LuNe