sábado, 2 de agosto de 2014

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No.4 in E flat major ("Romantic")

Vamos a mais um Bruckner! A semana passada, FDP Bach - que já tive o privilégio de conhecer, causando em mim uma grata admiração por ser um sujeito bastante tranquilo, inteligente e simpático - fez uma postagem lá no PQP Bach e comentou sobre a dificuldade que algumas pessoas têm com a música de Bruckner. Acabei deixando um comentário e pude observar que muita gente não simpatiza com o compositor austríaco em um primeiro momento. A primeira impressão é sempre de sobejo estranhamento com a estética do grande sinfonista. E Bruckner não é um compositor do qual se possa gostar em primeiro momento. Claro, isso não é um absoluto. Até mesmo em seu tempo, Bruckner foi alvejado por críticas contumazes acerca dos seus trabalhos. Brahms foi um desses sujeitos. Quando falamos em música apaixonada, repleta de devoção, talvez somente Bach ou Palestrina rivalizem com Bruckner. As sinfonias de Bruckner são grandes oferendas a Deus. E para um devoto nada mais coerente do que isso. Se Deus é grande, somente o grandioso e o fausto espiritual pode ser ofertado. Essa talvez seja uma tentativa de explicação singela sobre a complexidade que é o mundo bruckneriano. Existe uma biografia muito boa sobre o compositor escrita pelo Lauro Machado Coelho. Comprei e li há dois anos atrás. Vale a pena ser conferida. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) -

Symphony No.4 in E flat major ("Romantic")
01. 1 Bewegt,nicht zu schnell
02. 2 Andante quasi allegretto
03. 3 Scherzo; Bewegt - Trio; Nicht zu scherzo
04. 4 Finale; Bewegt,docht nicht zu schnell

Você pode comprar este disco na Amazon

New York Philharmonic
Kurt Masur, regente


 *Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Dirceu Scarparo Vargas disse...

Caro Carlinus.
Ganhei 2 livros da minha filha.
Um deles foi "O Menestrel de Deus" do Lauro Machado Coelho-Editora Algol que você está recomendando.Devorei este livro em 1 dia e meu fascínio por Bruckner aumentou mais ainda.
O outro livro que não sei se você leu,mas que sugiro para todos que não querem um livro tedioso ou maçante e que flua como uma prosa é o seguinte:
"A Vida dos Grandes Compositores" de Harold C. Schoenberg da Editora Novo Século.
Ainda não ouvi esta gravação do Masur.Um forte abraço a todos.

Carlinus disse...


Ainda não conheço o livro! Vou procurar!

Obrigado pela dica, Dirceu!

Como sempre, com bons comentários.

Grande e forte abraço!