sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Richard Wagner (1813-1883) - Gotterdammerung ("O crepúsculo dos deuses")

Mais uma sexta-feira. Mais uma ópera. Tive um dia imenso, de muito trabalho. Acordei às cinco da manhã. Viajei a trabalho. Fui a Goiânia. Voltei por volta das oito da noite. Bastante cansado. Tentei ouvir este disco. Escutei os dois primeiros CDs. Gostei do que escutei. A gravação é do ano de 1969. O regente é Herbert von Karajan que, costumeiramente, desperta ambivalências. Há aqueles que não gostam dele. E há aqueles que defendem os seus trabalhos. O fato é que essa gravação é agradável. Sua condução também. Enquanto escutava o trabalho, bateu-me uma convicção: Wagner era muito bom e Karajan conseguiu interpretar isso! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Richard Wagner (1813-1883) - 

DISCO 01

01. Prologue - Prelude
03. Prologue - Interlude
04. Prologue - Zu neuen Taten, teurer Helde, wie liebt' ich dich, liess ich dich nicht (Brunnhilde)
02. Prologue - Welch Licht leuchtet dort (Die drei Nornen)
05. Prologue - Mehr gabst du, Wunderfrau, als ich zu wahren weiss (Siegfried, Brunnhilde)
06. Prologue - Interlude - Siegfried's Rhein Journey
07. Act-1 Scene 1 - Nun hor, Hagen, sage mir, Held (Gunther, Hagen, Gutrune)
08. Act-1 Scene 1 - Wie weckst du Zweifel und Zwist! (Gunther, Hagen, Gutrune)
09. Act-1 Scene 1 - Vom Rhein her tout das Horn (Gunther, Hagen, Gutrune)
10. Act-1 Scene 2 - Heil! Siegfried, teurer Held! (Hagen, Siegfried, Gunther)
11. Act-1 Scene 2 - Begrusse froh, o Held, die Halle meines Vaters (Gunther, Siegfried, Hagen)
12. Act-1 Scene 2 - Willkommen, Gast, in Gibichs Haus! (Gutrune, Siegfried, Gunther)

DISCO 02

01. Act-1 Scene 2 - Hast du, Gunther, en Weib (Siegfried, Gunther)
02. Act-1 Scene 2 - Blut-Bruderschaft schwore ein Eid! (Siegfried, Gunther, Hagen, Gutrune)
03. Act-1 Scene 2 - Hier sitz' ich zur Wacht, wahre den Hof (Hagen)
04. Act-1 - Interlude
05. Act-1 Scene 3 - Altgewohntes Gerausch raunt meinem Ohr die Ferne (Brunnhilde, Waltraute)
06. Act-1 Scene 3 - Seit er von dir geschieden, zur Schlacht nicht mehr schickte uns Wotan (Waltraute)
07. Act-1 Scene 3 - Da sann ich nach von seiner Seite durch stumme Reihen stahl ich mich fort (Waltraut
09. Act-1 Scene 3 - Jetzt bist du mein, Brunnhilde, Gunthers Braut (Siegfried, Brunnhilde)
10. Act-2 Scene 1 - Prelude
08. Act-1 Scene 3 - Blitzend Gewolk, vom Wind getragen, sturme dahin (Brunnhilde, Siegfried)
11. Act-2 Scene 1 - Schlafst du, Hagen, Mein Sohn (Alberich, Hagen)

DISCO 03

01. Act-2 Scene 2 - Hoiho, Hagen! Muder Mann! (Siegfried, Hagen, Gutrune)
02. Act-2 Scene 3 - Hoiho! Hoihohoho! Ihr Gibichsmannen, machet euch auf! (Hagen, Mannen)
03. Act-2 Scene 4 - Heil dir, Gunther! Heil dir und deiner Braut! (Mannen)
04. Act-2 Scene 4 - Brunnhild', die hehrste Frau, bring' ich euch her zum Rhein (Gunther, Mannen)
06. Act-2 Scene 4 - Achtest du so der eignen Ehre (Siegfried, Brunnhilde, Mannen, Frauen, Gunther, Gutr
05. Act-2 Scene 4 - Was ist ihr Ist sie entruckt (Mannen, Siegfried, Brunnhilde, Hagen, Gunther, Gutrun
07. Act-2 Scene 4 - Helle Wehr! Heilige Waffe! Hilf meinem ewigen Eide! (Siegfried, Brunnhilde, Mannen)
08. Act-2 Scene 5 - Welchen Unholds List liegt hier verhohlen (Brunnhilde, Hagen, Gunther)
09. Act-2 Scene 5 - Dir hilft kein Hirn, dir hilft keine Hand dir hilft nur - Siegfrieds Tod! (Hagen, G
10. Act-2 Scene 5 - Muss sein Tod sie betruben, verhehlt sei ihr die Tat (Hagen, Gunther, Brunnhilde)
11. Act-3 - Prelude
12. Act-3 Scene 1 - Frau Sonne sendet lichte Strahlen Nacht liegt in der Tiefe (Die drei Rheintochter)
13. Act-3 Scene 1 - Ich hore sein Horn (Woglinde, Wellgunde, Flosshilde, Siegfried)

DISCO 04

01. Act-3 Scene 1 - Was leid' ich doch das karge Lob (Siegfried, Flosshilde, Woglinde, Wellgunde)
02. Act-3 Scene 2 - Hoiho! - Hoiho! Hoiho hoihe! (Hagen, Mannen, Siegfried, Gunther)
03. Act-3 Scene 2 - Mime hiess ein murrischer Zwerg (Siegfried, Hagen, Mannen)
04. Act-3 Scene 2 - Was hor' ich! - Erratst du auch dieser Raben Geraun' (Gunther, Hagen, Mannen)
05. Act-3 Scene 2 - Brunnhilde, heilige Braut! (Siegfried)
06. Act-3 Scene 2 - Interlude Siegfried's Funeral March
07. Act-3 Scene 3 - War das sein Horn (Gutrune, Hagen, Gunther)
08. Act-3 Scene 3 - Schweigt eures Jammers jauchzenden Schwall! (Brunnhilde, Gutrune)
09. Act-3 Scene 3 - Starke Scheite schichtet mir dort (Brunnhilde)
10. Act-3 Scene 3 - Mein Erbe nun nehm' ich zu eigen (Brunnhilde)
11. Act-3 Scene 3 - Fliegt heim, ihr Raben! (Brunnhilde)
12. Act-3 Scene 3 - Zuruck vom Ring! (Hagen)

Berliner Philharmoniker
Chor der Deutschen Oper Berlin
Herbert von Karajan, regente

Você pode comprar este disco na Amazon

BAIXAR AQUIparte1
BAIXAR AQUIparte2
BAIXAR AQUIparte3

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

Amauri disse...

Pô, Carlinus, não sabia que você tinha um blog só seu! Isso depois de 800 anos frequentando o PQP! Vou baixar TUDO aqui!
Abraços.

Lauro disse...

Carlinus, Gratidão!!!! Esta postagem é maravilhosa, parabéns pelo trabalho.