quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 6 em Lá maior (CD 5 de 12)

Sigamos destemidamente em nosso empreendimento. Desta vez, surge a maravilhosa sinfonia número 6. Para ser franco, cada vez que escuto Bruckner, mais impressiono com Bruckner. Como alguém como ele, sujeito capenga, tímido, de alma frágil, compôs trabalhos tão atordoadores? Confesso que não gostava de Bruckner. Achava o seu trabalho demasiadamente maçante. Cansava-me com facilidade quando ouvia qualquer dos seus trabalhos. O "repisamento", uma impressão de circularidade, a força julgada, em alguns casos, desnecessária, afastou-me por muito tempo desse católico inveterado. Até que um dia, a música de Bruckner me abraçou com força. Não pude me desvencilhar de seu abraço. Hoje, quando o ouço, faço questão de ligar o volume do meu som numa altura considerável. Sei que os vizinhos me olham obliquamente, mas não ligo. Outro dia estava ouvindo a Quarta Sinfonia do mesmo Bruckner com Harnoncourt e alguém comentou: "Só tu mesmo... Tu é doido!". Fiquei a rir em meu silêncio exultante. Com isso, cheguei a uma teoria: as sinfonias de Bruckner, Mahler e Shostakovich só podem ser apreciadas quando em volume máximo. Que os vizinhos reclamem; que continuem com os sorrisos de escárnio. Bruckner é uma galáxia e eu me perco nele. Boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Sinfonia No. 6 em Lá maior01. Applause I
02. I. Majestoso
03. II. Adagio. Sehr feierlich
04. III. Scherzo. Nicht schnell - Trio. Langsam
05. IV. Finale. Bewegt, doch nicht zu schnell
06. Applause II
Você pode comprar na Amazon

Münchner Philharmoniker
Sergiu Celibidache, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

4 comentários:

Unknown disse...

Não sou muito de escrever comentários... Mas tive que sorrir ao ler seu comentário sobre ouvir Bruckner, Mahler e Shostakovich no volume máximo, pois eu penso exatamente da mesma forma! Parabéns pelo excelente blog!

Unknown disse...

Caro Carlinus,
Poderias fazer a atualização do link dessa postagem e, se possível, dos outros dessa coleção? Esta que vos fala está por demais interessada (leia-se: desesperada) pelas obras do grandioso Bruckner, regenciadas pelo não menos gigante Celibidache e que dificuldade há para se encontrar ou postagens correspondentes ou, ademais, links válidos!
De uma que aprecia extremamente este seu humilde blog.

Celibidache Fan disse...

Could you please reupload this?

Poderia restaurar por gentileza?

Thank you!

Leonardo Prado disse...

Acima dos 80 decibéis, mais ou menos poraí! Kkk... identificação imediata!